apps para aprender Inglês

Apps Para Aprender Inglês gratuitamente

Dicas de Estudo

Apps para aprender Inglês são muito procurados por estudantes de Inglês.

Há cerca de 10 anos, porém, não se podia encontrar tantos apps para aprender idioma como hoje em dia.  Consequentemente, tudo tem dois lados . Ter poucos apps para aprender idiomas era ruim, por falta de opção, contudo ,  isso era  bom. Por que? Pois quando há muitas opções, muitos caminhos, as pessoas ficam perdidas.
Se você nasceu na década de 90, já deve ter ouvido falar do Rosetta Stone, viu o surgimento do app mais famoso do mundo, o Duolingo; talvez tenha até mesmo usado o Busuu (eu mesmo utilizei) e caso era curioso, chegou até mesmo a conhecer o LingQ, app do famoso linguista e poliglota Stephen Krashen.

A fim de te ajudar vou apresentar 5 apps que considero muito bons se você quer aprender idiomas.

Testei todos eles, e posso afirmar que são muito bons. Estão entre os melhores. .. É comum pessoas que seguem um milhão de páginas para aprender Inglês, instalam vários apps, entretanto, quem quer abraçar o mundo acaba sendo engolido por ele.  Sempre bato nessa tecla: Less is more, isto é, menos é mais./

Vamos lá! Esta lista não foi feita do “melhor para o pior”. Esta lista é um guia para você saber e conhecer os apps para aprender idiomas.

1. Duolingo

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim. O Duolingo é o app mais popular no mundo inteiro. Pessoas no mundo todo o utilizam até hoje. Lançado em 2011, já no ano de 2016 atingiu a marca de 120 milhões de usuários. Em 2019, segundo o próprio site, o Duolingo já contava com mais de 300 milhões de usuários. De lá para cá, esse número só subiu.  Atualmente, o Duolingo conta com 94 cursos de idiomas, mais de 500 milhões de usuários, e é o app número 1 entre os aplicativos de educação mais baixados do mundo.

O Duolingo é bom mesmo? Consigo aprender? Os números não mentem. Em primeiro lugar, se não fosse bom o número de usuários não cresceria. Em segundo lugar, o Duolingo é extremamente organizado, dividido por assuntos, temas, e nível de dificuldade. Por meio dele, você pode ganhar muito vocabulário no idioma que quer aprender.

Se você é iniciante, ele é uma mina de ouro. Estudantes  de nível intermediário, treinarão muito seu listening, writing e speaking.  Para quem já for avançado, o Duolingo será ótimo para fazer uma grande revisão. Ele é um dos melhores apps para aprender Inglês.

Em terceiro lugar, o Duolingo te ajuda na questão da disciplina e criação de hábitos para estudar todo dia. Recomendo-o  de olhos fechados. Eu mesmo o utilizo para aprender Francês, Italiano e Alemão.  Entretanto, sei que há professores que discordem da eficiência do Duolingo.  Mas é impossível agradar a todos.

Na versão gratuita, você já consegue aproveitar muitas das funcionalidades do app. Na versão paga, você tem várias outras vantagens. e o preço não é tão caro assim. Você pode testar por 14 dias grátis, e a partir do décimo quinto dia, paga R$14,99 por mês.

2. Babbel

O Babbel está no mercado há muito tempo. O app foi lançado em janeiro de 2008. O app conta com mais de 10 mil horas de conteúdos exclusivos e 60 mil lições. Além disso, há jogos, curiosidades, culturais e podcasts. Ele se tornou popular no mundo todo devido ao baixo custo.

Os cursos da Babbel seguem o CEFR, Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

e possuem foco em diversos níveis de conhecimento linguístico, do básico ao avançado, e são divididos por temas, como viagem, lazer, compras, vestimentas, cumprimentos e trabalho, ou com foco em gramática.  Entretanto, a primeira lição de cada curso é gratuita, enquanto os outros cursos estão disponíveis apenas por assinatura.

3. Memrise

É uma plataforma de ensino (britânica) que utiliza  o sistema de repetição espaçada por meio de flashcards para melhorar o ensino dos estudantes. A repetição espaçada é  uma técnica de aprendizagem baseada em provas cientificas.

Segundo estudos, a técnica de repetição espaçada aumentava significativamente a taxa de memorização dos alunos. Entretanto, de nada adianta um app ser bom e você não estudar não é?

Certamente, se você quer aprender um idioma , é necessário ganhar muito vocabulário.  A repetição espaçada serve como uma luva que encaixa perfeitamente nesse sentido. Em 2017, o Memrise ganhou o prêmio  de melhor app na premição do Google Awards (uma premiação que escolhe os melhores apps do mundo).

4. Cake

Do mesmo modo que o Memrise, o Cake traz o Inglês da vida real.  Particularmente, como professor de Inglês e estudante de idiomas, já testei inúmeros apps de aprendizagem. Acima de tudo, o Cake é um dos apps mais completos, em outras palavras, ele oferece uma experiência de usuário completa.  Desta forma. você treina seu listening, writing, reading e speaking de modo muito prático e intuitivo.

Com mais de 90 milhões de usuários no mundo todo, você pode aprender Inglês assistindo vídeos, treinando sua pronúncia com inteligência artificial, aprender o Inglês da vida real, além de ter a possibilidade de estudar por tópicos e assuntos. Ainda mais, ele é gratuito, e tem algumas funcionalidades a mais com a versão paga.

5. Lyrics Training

Em conclusão, aprender  um idioma com muita música é uma das coisas mais prazerosas que existem.  O Lyrics Training proporciona a possiblidade de aprender Inglês, Espanhol, Francês, dentre outros idiomas treinando com música.  Deste modo, você pode escolher qual música quer aprender e o nível de dificuldade.

“A vida sem música seria um erro”. afirmou Nietzsche

Em suma, a música tem tudo aquilo que um estudante precisa para aprender: slangs (gírias), expressões, contrações, vocabulário, e muito mais. Portanto, o que você está esperando para começar a utilizar o Lyrics Training? Todavia, lembre-se que você precisa se dedicar e praticar. Ele é um dos melhores apps para aprender Inglês.

Além disso, seja cauteloso para não querer utilizar todos os apps. Você pode até usá-los, contudo, não espere resultados expressivos. Quero dizer, menos é mais. Sendo assim, teste os apps para aprender Inglês listados acima e veja qual te agrada mais.